A participação em atividades esportivas coletivas é um ponto a mais para a melhoria da vida social, garantindo o bem-estar do participante dentro e fora do grupo. Podemos citar exemplos, tais como o futebol, o voleibol, o basquetebol, o futsal, o handebol e uma variedade de outras atividades desempenhadas em grupos.É importante ressaltar que também são atividades corporais oriundas de determinadas técnicas desportivas, que visam promover a experiência de movimento.

 

 Ao jogar vivenciamos situações específicas, tais como acertar alvos, transportar uma bola ao objetivo, perceber as atuações e movimentações do time adversário, entender a necessidade de utilização de táticas e técnicas daquele esporte, trabalhar em grupo, reconhecer espaços, superar o oponente, e, como parte do time, oferecer-se para participar das jogadas.

 

Os jogos esportivos coletivos configuram-se como excelente prática de bem-estar em grupo, do senso de trabalho em equipe, aprendendo habilidades e competência para jogar aquele jogo e participar das ações. Auxilia no desenvolvimento do condicionamento físico e na apreensão das técnicas específicas da cultura de determinado esporte.