A atividade de musculação é, a primeira vista, uma atividade que tem como consequência o aumento da massa muscular (amplitude e do perímetro muscular). Porém, é uma atividade física, um tipo de ginástica, que proporciona muitos outros benefícios. Pode atuar, inclusive, na melhoria da saúde mental, nas questões relacionadas à ansiedade, à depressão, à falta de motivação, à baixa autoestima e etc. Os benefícios fisiológicos e metabólicos vão desde a promoção do aumento da densidade e estrutura óssea, até a melhoria do condicionamento físico que, por conseguinte, gera ânimo e disposição.

 

É importante que a ginástica com pesos, como também pode ser conhecida a musculação, seja realizada de forma regular, respeitando a condição física das pessoas, e, principalmente, acompanhada de profossionais qualificados e competentes.

 

O princípio da continuidade é muito importante. Acredita-se que esse aspecto seja mais importante para alcançar objetivos do que exagerar nas cargas (pesos) nos treinamentos. Outros cuidados complementares estão ligados à boa alimentação, cuidados com o sono (horas suficientes para o descanso pleno), à ingestão de bastante líquidos, dentre outros.

 

A prática da musculação se torna muito importante para a longevidade de nossa estrutura musculoesquelética. Nossa sustentação para as atividades diárias se dá através da sobrecarga de ações (andar, sentar, agachar, carregar, etc) em nossa estrutura física. Assim, os músculos não tonificados podem comprometer nossa força e capacidade musculares, além de contribuir para uma má postura e, consequentemente, para o surgimento de dores nas costas, principalmente nas regiões lombar e dorsal. Acrescentamos, também, as melhorias para nossa capacidade e condição respiratória, acelerando o metabolismo e promovendo queimas calóricas que favorecem a perda de peso.

 

Uma das consequências estéticas é a melhoria do tônus muscular através da prática da musculação. Fisiologicamente, isto acontece devido a queima de gorduras e a reposição de tecidos fibrosos e musculares na região. Psicologicamente, após um treino de musculação, deparamo-nos com uma sensação de “músculos prontos para a ação” e “postura de expectativa, como se estivéssemos prontos para dar um salto ou correr para recepção de uma bola sacada no jogo de voleibol”. Esta sensação nos dá motivação, aumenta a autoestima e, por consequência, elimina focos de ansiedade e depressão. Consequência essa que promove a melhoria da saúde mental, que é muito importante e faz parte dos objetivos da boa prática de musculação. Isso é explicado pela liberação do hormônio apelidado de “felicidade”, sendo este responsável por uma fluida sensação de bem-estar.