Institucional

O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano 

http://www.posunifae.com.br/esporte-e-qualidade-de-vida/noticia/325

 

 

O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, tanto para as crianças como adolescentes, adultos ou idosos, o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte as pessoas expressam sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.

 

 

Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania para as pessoas, como os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos que muito contribuem para questionamento de situações e problemas.

 

 

Entretanto, no dia-a-dia, o que se vê é que a maioria da população não realiza nenhum tipo de atividade ligada ao esporte, mesmo conhecendo os seus benefícios. Um estudo divulgado recentemente pelo IBGE mostra que 71,8% da população brasileira (pessoas a partir dos 14 anos) são sedentárias. E, o que é pior, o hábito de se exercitar diminui com a queda no nível de renda e da escolaridade.

 

 

A vida sedentária é apontada pela medicina como um fator que aumenta exponencialmente o risco de morte quando associada a doenças crônicas como a hipertensão, depressão, diabetes, doenças coronárias e câncer. Em outras palavras, podemos dizer que milhões de brasileiros poderiam ter uma vida saudável e manter essas e outras doenças sob controle apenas com a prática regular de esportes e, claro, com uma dieta adequada.

 

 

É importante praticar atividades físicas no mínimo 3 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Existem também alguns esportes que são prazerosos e nos tornam mais saudáveis, como vôlei, basquete, natação, futebol e até o frescobol na praia. Encontre aquele com o qual você mais se identifica e boa saúde!